Quando
falamos em treinamento logo nos remetemos às práticas que visam preparar
determinada pessoa para uma função específica. O treinamento pressupõe o
aprendizado de uma técnica visando a execução de uma atividade com maior
destreza.
O
que seria então o treinamento com relação ao trabalho do ator? Eugênio Barba,
Grotowski e tantos outros pesquisadores do teatro já discorreram a respeito
explicando como se pode treinar o ator e qual a importância e, de todos eles,
apreendemos que o tipo de treinamento variará de acordo com o tipo de trabalho
que se pretende desenvolver.
No
presente caso pretendemos discorrer a respeito do treinamento sistematizado a
partir das artes marciais Aikido e Capoeira. No que diz respeito às artes
marciais, facilmente estabelecemos conexão entre estas práticas e a
terminologia ora em discussão. O ato de treinar, nestes casos, diz respeito à melhora
do condicionamento físico e da flexibilidade, à apropriação dos movimentos de
defesa e de ataque e da prontidão, a fim de usar o movimento mais adequado às
circunstâncias. O treinamento nestes casos exige apropriação de técnicas de
modo que a execução delas envolva o corpo todo no tempo certo, como um
contra-golpe ou uma defesa no momento apropriado para afastar um ataque.
Mas
o que tudo isto diz respeito ao treinamento do ator?
Quando
se pretende treinar o ator foca-se em procedimentos que prepare o corpo,
deixando-o disponível e pronto para o trabalho cênico e, inclusive,
contribuindo para a ampliação de seu repertório técnico e artístico. Jerzy
Grotowski em suas investigações dispõe a respeito do estabelecimento de “certos
estados de ser” cujo paralelo com o estado do ator é evidente. O ator em cena
precisa estar munido de técnicas e informações que o tire do estado cotidiano e
prepare seu corpo para o estado cênico. Eugênio Barba que também trata do treinamento
do ator dispõe acerca da transposição do estado cotidiano para o cênico por
meio do aprendizado de técnicas que trabalhem o equilíbrio, a oposição dos
impulsos e a energia envolvida na realização de um movimento. O que
procuraremos abordar aqui é a transposição do corpo cotidiano para um corpo
cênico por meio das técnicas e princípios do Aikido e da Capoeira.
Fotos do monólogo separação de corpos, resultante da pesquisa O Aikido e o Corpo do Ator contemporâneo. |
Convém
esclarecer que o termo "corpo", neste caso, está sendo considerado
tanto a parte física como a psíquica, ou seja, o ser humano em sua totalidade,
com suas emoções, suas memórias, seus gestos, sua voz, seus pensamentos, as
informações absorvidas durante sua vida, sem divisões ou fragmentações. Quando
eu penso, meu corpo inteiro pensa, quando algo me afeta emocionalmente, todo o
aparato físico reage como uma unidade, assim como um simples gesto, provoca uma
afetação interna correspondente. Por esta razão, é conveniente dizer que penso
com meu corpo todo. Merleau-Ponty explica que “estou em meu corpo, ou antes sou
meu corpo [grifo nosso] (...) Nós mesmos somos aquele que mantém em conjunto
esses braços e essas pernas, aquele que ao mesmo tempo os vê e os toca” (MERLEAUPONTY,1999,
p. 208). Ferracini, corroborando essa ideia, fala do termo “corpo em vida”
explicando que “não é simplesmente seu corpo, mas seu ‘corpo-em-vida’, como diz
Eugênio Barba. Um ‘corpo-em-vida’ é um corpo em constante comunicação com os
recantos mais escondidos, secretos, belos, demoníacos e líricos de nossa alma.
É o receptáculo da poesia do teatro. O ator é um ‘atleta afetivo’, como diz
Artaud” (FERRACINI,
2003, p. 37). Peter Brook complementando
esse raciocínio diz que “ser sensível para um ator significa estar
permanentemente em contato com a totalidade de seu corpo.” (BROOK. 2002, p.
17).
Assim,
a partir do exposto, discorreremos sobre um treinamento envolvendo as citadas
artes marciais que afetem técnica e artisticamente o corpo como um todo.
A capoeira é uma arte marcial criada pelos
escravos negros do Brasil com o objetivo de defesa contra seus senhores,
acompanhada de toques e cantigas que conferem a esta luta características da
dança. O Aikido é uma arte marcial japonesa criada por Morihei Ueshiba e tem
como característica principal, o contra-golpe a partir da absorção da energia
do ataque com movimentos suaves,
circulares, uso do quadril e base estável.
Antes
de abordarmos o que estas artes podem conjuntamente contribuir para o
treinamento do ator, trataremos delas separadamente para então estabelecermos a
conexão.
O
Aikido é uma arte marcial de contra-golpe onde o nage ou tori (terminologia
que define a pessoa que recebe um ataque) se defende, com o corpo estável,
centrado e relaxado, absorvendo a energia do ataque e redirecionando-a para um
movimento que imobilize o uke (aquele
de desferiu o ataque) ou lance-o para longe de sua esfera pessoal.
As técnicas envolvem torções, lançamentos, imobilizações, dentre outras. Como
esta arte se caracteriza pela conexão entre as dinâmicas do uke e do nage que, embora se complementem, ocupam funções opostas,
percebemos que estão envolvidas nessa prática os seguintes elementos:
-
variação de energia, que vai de pesada
como um chute ou soco a leve como
uma esquiva sobre uma base estável;
-
de equilíbrio que varia da total
estabilidade como a encontrada no kamae
(base inicial do nage) até a total desestabilidade configurada
pela queda do uke ao ser lançado;
-
trajetória do movimento que pode ser
direta, como em um ataque reto, a
flexível, como numa torção que normalmente é realizada pelo nage contra o uke ou em um deslocamento esférico promovido pelo nage ao se
esquivar de um ataque;
-
conexão entre uke e nage que é o que
promove a completude do Aikido, já que a relação entre eles exige flexibilidade, “escuta” do parceiro,
prontidão e conexão entre os parceiros no momento da prática.
-
respiração, elemento importante
desta arte, uma vez que potencializa os ataques e as defesas.
-
conexão corpo-mente para que a
defesa seja desferida no momento certo, sem dispersão ou retardo.
A
Capoeira, conforme já foi dito, é uma arte marcial que envolve cantigas e
toques de instrumentos como agogô, atabaque e pandeiro em conexão com os
movimentos realizados no meio da roda, composta por pessoas que seguem o ritmo
da cantiga com palmas. Nesta arte trabalha-se o corpo como um todo,
desenvolvendo os seguintes aspectos:
-
níveis, uma vez que existe no
extenso repertório técnicas de ataque e de esquiva que variam dos níveis alto ao baixo;
-
tônus, já que o envolvimento
muscular da capoeira é sempre bastante intenso o que faz com que os movimentos
sejam firmes;
-flexibilidade, uma vez que o corpo,
para esta prática precisa ser, além de forte, flexível, a fim de que o
movimento seja belo e eficiente;
-
jogo, que é um dos elementos mais
importantes, tendo em vista que todo o treinamento da capoeira tem como
objetivo a boa desenvoltura durante uma roda. No jogo se trabalha a improvisação, a prontidão e
a ampliação da percepção do todo na medida em que se aprende a “ler” o corpo do
parceiro, antecipando assim a reação;
-
tempo-ritmo na medida em que a
cadência da jinga e dos golpes segue o que for indicado pelas cantigas e pelos
toques.
Tendo
sido explicitado sucintamente aspectos relevantes da capoeira e do Aikido,
convém neste ponto, estabelecer uma conexão mais direta com o trabalho do ator.
O
ator para estar pronto para a criação cênica, conforme já foi dito, necessita
de uma preparação psíco-fisica que amplie a sua conscientização corporal e que
enriqueça seu repertório técnico e artístico ampliando suas possibilidades de
criação. Em relação a isso, as artes marciais indicadas podem fornecer
importantes e eficientes ferramentas
para o ator, já que tem como base a respiração, o auto-conhecimento, a
flexibilidade física e a mobilização do corpo como um todo por meio de
movimentos que extrapolam o registro cotidiano, exigindo o envolvimento das
partes do corpo de maneira diferenciada. Este estado a que Grotowski se refere
e que buscamos com o treinamento pode ser nomeado de diversas formas. Eugênio
Barba se refere a este estado como pré-expressividade. Segundo este diretor “o
nível pré-expressivo...é
um nível operativo: não um nível que pode ser separado da expressão, mas uma categoria
pragmática, uma práxis, cujo objetivo, durante o processo é fortalecer o bios cênico do ator”.
Todavia,
quando pensamos nessa preparação, não podemos nos ater apenas na preparação
individual, mas temos que lembrar que o ator, assim como qualquer ser humano,
existe sempre na relação com o outro.
É
correto afirmar que o artista quando cria, o faz a partir de si mesmo. Todavia,
isto não é um processo isolado, já que o ser humano não existe sozinho, mas existe
também no contato com as pessoas e coisas que o circunda. Nesse contato vai se
revelando. Dessa forma, podemos dizer que o ser humano não “é” simplesmente,
mas “vai sendo” no desenvolver das relações que ele se envolve, como um
processo de contínua interação. Yoshi Oida escreveu em “Um Ator Errante” que “a
verdadeira comunicação não se dá apenas pelo contato físico ou através das
palavras. Ela vem de um nível mais profundo e poderíamos descrevê-la como o
encontro entre duas almas”. Assim, entende-se que a forma como essas relações
afetam o ser e a forma como ele reage ao que o circunda são também partes
integrantes desse corpo.
Neste
ponto, o Aikido e a Capoeira podem conjuntamente contribuir para a preparação
do ator, uma vez que fornecem meios para que a relação entre os atores seja
potencializada, conforme será explicado a seguir.
Durante
a prática do Aikido, o Aikidoista só produz um movimento quando há outro vindo
em sua direção para que este interaja. Neste caso acontecem o golpe e o
contra-golpe. Para esta arte japonesa, a completude só acontece quando existe
os dois movimentos. No Aikido a conexão entre os parceiros e a emissão de
energia de um para outro afetará diretamente o que será realizado na sequência.
Esta conexão tão importante nesta arte marcial também tem grande importância no
teatro, recebendo muitos nomes como comunhão, comunicação, interação, sintonia,
dentre outros.
Da
mesma forma que o Aikido, a Capoeira tem seu foco na relação entre os
parceiros, uma vez que se completa no "jogo na roda" estimulado por
cantigas, toques e acompanhamento de palmas dos participantes. O que acontece
dentro da roda, está diretamente ligado à disponibilidade dos praticantes que
estão jogando e ao que se realiza em volta. Nesse conjunto, aspectos como
qualidade de movimento, formas de reações, variações de energia, tempo-ritmo,
prontidão, uso do espaço e relações entre as esferas pessoais são trabalhados
durante o jogo.
BIBLIOGRAFIA
BARBA,
Eugênio e SAVARESE, Nicola. A ARTE
SECRETA DO ATOR:DICIONÁRIO DE ANTROPOLOGIA TEATRAL. Campinas: ed. da Unicamp,
1995
FERRACINI,
Renato. A ARTE DE NÃO INTERPRETAR COMO POESIA CORPÓREA DO ATOR. Campinas:
Editora da Unicamp
LABAN,
Rudolf. DOMÍNIO DO MOVIMENTO. Trad. Anna Maria Barros de Vecchi e Maria Silvia
Mourão Netto, 4 ed., São Paulo: Summus, 1978
MERLEAU-PONTY,
Maurice. FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. Ed.,
São Paulo: Martins Fontes, 1999
OIDA,
Yoshi. O ATOR ERRANTE. Trad. Marcelo Gomes. Ed. Via Lettera, 2012
Video 1: experimentação Pça 14 bis. Aikido x Capoeira
http://www.youtube.com/watch?v=HxWAPY86BaI
Vìdeo 2: Caminhada de camisola
http://www.youtube.com/watch?v=HxWAPY86BaI
Vìdeo 2: Caminhada de camisola
http://www.youtube.com/watch?v=HxWAPY86BaI
Autora: Renata Mazzei Batista
Disciplina: Encenações em Jogo
Professor: Marcos Bulhões
Autora:
Renata Mazzei Batista
Disciplina:
Encenações em Jogo
Professor:
Marcos Bulhões
Existe algum video na net que demonstre este treinamento das artes marciais para o ator?
ResponderExcluirOi Nil, Não coloquei nenhum vídeo desse treinamento na internet principalmente porque, em relação ao doutorado, estou ainda desenvolvendo a pesquisa. Mas tenho apresentado o processo em Mostras do CEPECA (grupo de Pesquisa sediado na ECA-USP que faço parte). Quando concluir pretendo organizar os vídeos desse processo.
Excluir